É sempre bom ter algumas dicas de saúde e bem-estar, não é mesmo? Cuidar do corpo e da mente pode parecer uma tarefa árdua… Mas, com simples hábitos e nossas dicas de saúde, você pode melhorar sua qualidade de vida imensamente.

1- Dicas de Saúde e Bem-Estar: alimentação saudável é a chave!

Uma alimentação saudável melhora a sua qualidade de vida através da ingestão dos alimentos corretos, tentando assim cortar hábitos ruins que podem acarretar em danos à sua saúde. Por isso é de extrema importância seguir uma dieta equilibrada para o controle de peso, que é um dos principais causadores de certas doenças, como a obesidade, diabetes e colesterol alto. Para adentrar em uma reeducação alimentar, no entanto, é necessário consultar um profissional da área para melhor orientação sobre a reeducação alimentar.

2- Mantenha-se hidratado para ter saúde e bem-estar, mesmo nos dias mais quentes!

A água é essencial para o funcionamento do nosso corpo e a falta dela pode gerar graves problemas internos. Manter-se hidratado não só protege nossos órgãos vitais, articulações e células, mas também ajuda no metabolismo e a absorver melhor os nutrientes do corpo. 

Sem água, o ser humano não sobrevive mais que 10 dias. Mas nem por isso devemos economizar na quantidade. Um adulto saudável deve beber pelo menos 35ml de água para cada quilo de massa do corpo. Logo, uma pessoa com 70kg precisa consumir cerca de 2 litros e meio de água por dia para manter o corpo devidamente hidratado. Refrigerantes e bebidas alcoólicas não entram na equação.

3- Se exercite regularmente para se sentir bem!

Com a rotina, muitas vezes é difícil encontrar tempo para exercitar o corpo. Porém é preciso repensar sobre, pois é de grande importância para a saúde tal prática. Praticar exercícios ao amanhecer é uma ótima maneira de se manter disposto ao longo do dia e ajuda até mesmo a manter um bom humor. A prática contínua vem a melhorar o condicionamento do corpo com a queima de gordura constante e define gradualmente os músculos. 

Além disso, também pode vir a prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade, diabetes e aumento de colesterol. Mesmo em uma pessoa aparentemente saudável, essas práticas são indispensáveis não só para o bom funcionamento do corpo, mas para a mente também. E o melhor: para conseguir essa energia, não é preciso viver dentro de uma academia. Comece com exercícios simples como caminhadas, corridas leves de 30 minutos ou até mesmo praticar algum esporte.

4- Ter uma boa noite de sono também é cuidar da saúde!

Dormir bem às vezes parece uma espécie de luxo para alguns, mas é durante o sono que ocorrem as principais funções restauradoras do corpo, como o crescimento muscular, os reparos do tecido e a síntese de proteínas. E enquanto isso, é possível regular o metabolismo e repor as energias que são fatores essenciais para um corpo e mente saudável. 

Especialistas indicam que o ideal de um sono por dia deva ser de em média 8 horas sem interrupções, mas isso varia um pouco de acordo com a idade do indivíduo. 

A quantidade de horas não é apenas o que define um bom sono, a boa qualidade é muito importante para que se acorde verdadeiramente descansado, assim como a regularidade no horário de dormir. 

O ato correto e constante de dormir bem pode beneficiar de diversas maneiras a saúde do organismo em geral, como por exemplo, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a liberar a produção de certos hormônios que ajudam a manter um peso mais saudável.

5- Cuidar da saúde mental também traz bem-estar e qualidade de vida

A saúde mental, assim como a física, é uma parte complementar a tudo que diz respeito às funções orgânicas e além disso, a tudo que está relacionado à qualidade da interação individual e coletiva. Dito isto, é de extrema importância cuidar de sua mente para que haja a capacidade necessária em executar suas habilidades profissionais e pessoais. Há muitas formas de cuidar da mente até mesmo enquanto se cuida do corpo. Alimentação, prática de atividades físicas, boa rotina de sono e lazer são hábitos cotidianos que podem auxiliar no cuidado da mente assim como passar tempo com pessoas queridas ou entrar em contato com a natureza. 

6- Evite o consumo de açúcar em excesso para cuidar da sua saúde

A redução do consumo de açúcar, embora dolorosa, é uma ótima opção para quem visa melhorar a qualidade de vida. Serão difíceis os primeiros dias pois a vontade de comer algo doce será grande, mas não tema pois o açúcar não é uma necessidade do corpo e sim uma reação cerebral, portanto apenas o seu psicológico será tentado. A ausência do açúcar no corpo eventualmente resultará em benefícios como o equilíbrio da massa corporal reduzindo assim as chances de sofrer com sobrepeso e obesidade, diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e menos propenso ao aparecimento de rugas e linhas de expressão na pele. 

7- Cuide e limpe sua pele diariamente

A pele é o maior órgão humano e serve como uma capa protetora para o nosso corpo. Estamos constantemente expostos à radiação solar, poluição, poeira e em contato com agentes químicos que podem danificar a pele. Por isso o cuidado com a pele é essencial. Quando lesionada, pode se tornar uma porta para entrada de infecção sendo através de vírus, fungos ou bactérias. Usar protetor solar de pelo menos FPS 30 independente de exposição ao sol, pois o produto protege também contra a luz visível e raios infravermelhos.

Manter-se hidratado e utilizar cremes de pele, ajudam a combater o ressecamento e a elasticidade da pele, evitando ou diminuindo as estrias. Isso não só afeta em termos de estética, mas além das enfermidades do tecido, a autoestima sofre juntamente.

8- Encontre um hobby que te faça feliz!

A importância de um passatempo no dia-a-dia pode parecer algo fútil, mas para manter uma mente sadia é importante dedicar um tempo para si mesmo onde toda a carga negativa e peso das responsabilidades do cotidiano não conseguem penetrar. Fazer aquela exata coisa que ama e te deixa feliz pode aliviar a tensão e ajuda a evitar certos problemas de saúde tanto físicos quanto psicológicos. Apesar da sociedade incentivar a produtividade a todo instante, essa ideia não é nenhum pouco saudável. Encontre aquele momento único do dia que faz você se sentir bem e tente replicá-lo em mais ocasiões e com moderada frequência pois se a saúde mental falhar, todo o restante falha junto.

9- Evite o sol das 10:00 às 16:00

O sol pode ser nosso aliado hoje mas também pode ser o nosso inimigo amanhã. A exposição solar em excesso é comprovadamente associada ao desenvolvimento de câncer de pele. Os horários próximos ao meio-dia tendem a ser os mais perigosos para se expor devido a grande incidência de raios ultravioleta B que são os principais causadores de câncer de pele. Um protetor solar de fator 8 já é o suficiente para reduzir até 95% da carga dos raios solares UVB incidentes, portanto não há a necessidade de se privar totalmente da luz do dia, mas mantendo toda precaução possível.

Cuidar da saúde exige bastante atenção e dedicação, mas com certeza é um pequeno esforço totalmente merecedor. Mesmo a menor atitude, pode prover ótimos resultados e proporcionar grandes benefícios para sua rotina diária.

Lembre-se de seguir essas recomendações para aumentar sua qualidade de vida e motivar seu espírito a sempre almejar e priorizar o bem-estar.