10 frutas que podem te fazer ganhar peso

 

As frutas são alimentos apropriados para quem quer perder peso com saúde. Acontece bebê, que algumas frutinhas são o demônio do "Big Mac" em forma de anjo hahaha. Ou seja, se consumidas com exagero podem sim fazer você engordar pra caramba!

Bem, vamos relembrar uma regrinha básica: para emagrecer é preciso gastar mais calorias do que as calorias ingeridas. Sabendo disso, não vá fazendo o prato de pedreiro (só que de frutas) e vai pro Netflix que te aviso, não vai rolar peso caindo não.

Então, sabendo disso, vamos listar algumas frutinhas que devem ser consumidas sim, pelo seu excelente valor nutricional, mas que não devem ser consumidas em excesso, ok?

Lista de calorias contidas nas frutas mais calóricas do planeta

  1. Abacate 100g - aprox 160 calorias
  2. Coco 75g - aprox 269 calorias
  3. Açaí 150g - aprox 104 calorias
  4. Uva 100g - aprox 62 calorias
  5. Banana 100g - aprox 89 calorias
  6. Caqui 25g -  aprox 32 calorias
  7. Lichia 100g - aprox 66 calorias
  8. Figo 50g - aprox 37 calorias
  9. Manga 336g - aprox 202 calorias
  10. Fruta do conde 182g - aprox 184 calorias

 

O que dizem os Nutricionistas?

Todas as frutas são compostas basicamente de carboidratos, ainda que as calorias das frutas possam também vir de gorduras e pequenas quantidades de proteínas.

Os carboidratos, no entanto, não são todos iguais e são normalmente uma combinação de carboidratos complexos (ou seja, feitos de três ou mais açúcares ligados) e carboidratos simples (ou seja, açúcares simples).

Isto significa que a quantidade de glicose e frutose – açúcares naturais das frutas – varia de acordo com o tipo de fruta. Por exemplo, a banana e o figo são ricos em açúcar e têm gosto bastante doce, enquanto que o limão é conhecido por seu sabor ácido, pois contém pouco açúcar. Independente desta diferença, a maioria das frutas são consideras alimentos de baixa caloria.

Às frutas são atribuídas bom valor nutricional, pois contêm muitas vitaminas e minerais por porção, e ainda, variedades como o abacate e o coco contêm gorduras saudáveis. A tabela nutricional mostra que frutas com teor elevado de gordura têm maior densidade calórica, considerando que um grama de gordura possui cerca do dobro de calorias que um grama de proteína ou carboidrato.

Vale sim comer frutas diariamente, Sem exageros pra não atrapalhar a dieta!

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Emagrecer rápido e saudável é possível?

 

Para emagrecer rápido e de forma saudável, é importante manter uma alimentação equilibrada. Ingerir menos calorias e priorizar o consumo de proteínas magras, gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, e cereais integrais.

Alimentos como queijos gordos, sorvetes, e alimentos industrializados, como: refrigerantes, temperos prontos ou macarrão instantâneo, devem ser evitados, pois têm muitas calorias, açúcar e aditivos químicos que podem atrapalhar a perda de peso. Outra coisa a ser evitada é a bebida alcoólica, responsável não só pelo aumento de peso mas também pelo famoso inchaço que dá a sensação que você está bem maior do que realmente está.

Além da dieta, praticar atividades físicas regularmente, beber bastante água e ter um sono adequado são fundamentais para ajudar no emagrecimento rápido.

Emagrecer rápido faz mal a saúde?

Muitas pessoas têm dúvidas se perder peso rapidamente faz mal e a resposta é que depende. São muitos os fatores envolvidos! Se você emagrecer sem uma dieta balanceada, sem acompanhamento multidisciplinar e com perda de massa muscular, então SIM, você provavelmente estará prejudicando sua saúde. E não é só isso, desta forma você também aumenta muito o risco de um efeito sanfona. Ou seja, você emagrece rapidamente mas acaba por ganhar peso novamente, ou até mais, em curto espaço de tempo.

A perda de massa magra é sinônimo de emagrecimento ruim, pois nós precisamos de músculos para manter nossa saúde física. Agora caso o emagrecimento rápido seja feito de forma saudável - com acompanhamento multidisciplinar, alimentação balanceada e sem perda de massa muscular, a resposta é: não faz mal!

Que tal então melhorar seus hábitos, investir numa atividade física constante e numa dieta de boa qualidade?

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Shakes para emagrecer fazem mal a saúde?

 

Os shakes sempre aparecem quando o assunto é perder peso! Eles estão disponíveis nas lojas online, farmácias e até em supermercados. Mas será que faz mal à saúde usá-los para substituir refeições?


Bem, isso depende! Sim, pois é necessário avaliar a fórmula, saber quais os nutrientes contém e não só se guiar pelas calorias.

 

O que os nutrólogos dizem?


"No último Congresso Brasileiro de Nutrologia, o uso de shakes foi aceito como estratégia para emagrecer, mas sempre com supervisão médica ou nutricional".

Então não vale comprar o primeiro que ver pela frente e tomar sem nenhum cuidado. Antes de fazer essa escolha, peça ajuda a um Nutricionista!

A maioria dos shakes carrega todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo (leia sempre o rótulo).

 

  • Se o objetivo for emagrecer: substitua 2 refeições diárias.
  • Não faça dos shakes o alimento predominante da dieta.
  • As outras refeições devem ser feitas sem excessos.
  • Ao parar de tomar o shake mantenha uma alimentação equilibrada para não ganhar peso novamente.
  • Use o shake por no máximo 2 meses ou a critério do seu nutricionista.

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Qual o melhor exercício físico para emagrecer?

 

Os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que gastam muitas calorias em pouco tempo, como acontece no caso da corrida ou da natação. Mas para emagrecer de forma eficiente e manter os resultados também é fundamental combinar estes com exercícios de musculação que devem ser realizados na academia, com a supervisão de um preparador físico.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso.

Dica útil: aliar a alimentação ao treino. O exercício físico deve ser sempre aliado a uma alimentação equilibrada, pois a conta só fecha, ou seja, você só vai
conseguir um bom resultado se o seu gasto calórico for maior do que que o ganho calórico.


Outra questão é o tempo, ou seja, não adianta começar a treinar hoje e já querer ver os resultados, pois esses só vem com dedicação, constância e ele: o tempo! Hahaha

Abaixo listamos os exercícios que causam um maior gasto calórico e consequentemente maior perda de peso.

TOP 8 dos exercícios para emagrecer:

  1. Musculação
  2. Treino HIIT
  3. Treino de Crossfit
  4. Aulas de Dança
  5. Muay Thai
  6. Spinning
  7. Natação
  8. Hidroginástica

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Evite as restrições alimentares, mas não caia na armadilha

dos alimentos viciantes!

 

É muito comum as pessoas considerarem parar de comer ou comer menos, isso é uma característica bem comum das dietas restritivas. Contudo, emagrecer dessa forma leva a duas questões: a primeira é que, quanto mais tentamos não comer um alimento, mais temos vontade de consumi-lo. Isso pode até provocar crises de compulsão aimentar, causando quase sempre um aumento de peso. A segunda é que o organismo precisa de todos os tipos de nutrientes para se manter saudável.

Por isso, o ideal é buscar um equilíbrio, se alimentando com variedade, mas sem exagerar na quantidade. Os alimentos mais perigosos, obviamente, são os alimentos ricos em açúcar ou sal, ultraprocessados, gordurosos, entre outros... Com características pouco naturais devem ser evitados, não só por quem procura emagrecer, mas como forma de manter a boa saúde de maneira geral.

Listamos alguns alimentos que deveriam ser totalmente retirados da dieta por realmente causarem ou desencadearem vícios, doenças e muito mal estar!

Alimentos que causam males a saúde:

  • Refeições prontas congeladas
  • Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, salame)
  • Caldos e temperos industrializados
  • Biscoito recheado
  • Salgadinhos
  • Frituras
  • Margarina
  • Açúcar branco refinado
  • Sal branco refinado

 

Opções saudáveis:

  • Arroz e feijão caseiro
  • Temperos frescos (manjericão, alho, cebola, cheiro verde, cúrcuma, cominho, pimenta do reino)
  • Chips de batata doce
  • Manteiga
  • Açúcar mascavo ou demerara
  • Sal rosa

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Tartar de Banana

 

Ingredientes

  •  2 bananas pratas

  •  1 maço de coentro e/ou salsa

  •  1 cebola roxa

  •  1 fio de azeite

  •  1 limão

  •  pimenta calabresa em flocos a gosto

  •  sal a gosto

Receita

  •  corte as bananas em cubos pequenos;

  •  pique o coentro e/ou salsa;

  •  pique a cebola roxa em cubos pequenos;

  •  numa tigela, misture a banana com a cebola, o coentro e/ou a salsa;

  •  adicione o azeite, o limão, a pimenta e o sal;

  •  decore com folhas de coentro e/ou salsa e finalize com mais azeite;

Dica: fica tudo de bom como acompanhamento para um peixe assado e arroz 7 grãos do Tio João! Bom apetite!

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Brócolis grelhado com alho

 

Ingredientes

  •  1 brócolis médio

  •  3 colheres de sopa de vinagre

  •  8 dentes de alho

  •  1 fio de azeite ou 1 colher de chá de manteiga

  •  sal a gosto

 

Receita

  •  corte o brócolis da maneira que preferir;

  •  coloque numa tigela e adicione água até ficar submerso;

  •  adicione o vinagre e deixe de molho por 5 minutos;

  •  depois de tirar do molho, estenda um pano sobre a mesa e distribua os pedaços para secarem bem;

  •  aqueça o rechaud ou frigideira;

  •  quando estiver bem quente, adicione o brócolis;

  •  com a ajuda de um amassador de batatas, pressione o brócolis para que ele solte um pouquinho de água e consiga cozinhar no próprio calor; (não adicione nenhum tipo de óleo nesta etapa)

  •  quando sentir que já amoleceu um pouco mas ainda está firme, desligue o fogo e reserve;

  •  corte os dentes de alho em lâminas e refogue no azeite ou manteiga;

  •  quando começar a dourar, adicione o brócolis e mexa bem para que todos os pedaços consigam pegar gosto;

  •  adicione sal;

  •  retire o brócolis da panela, coloque numa travessa e sirva!

Dica: fica uma delícia como acompanhamento de um peixe ou frango assado!

 

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Arroz Fit

 

Ingredientes

  •  1 copo de arroz integral

  •  4 dentes de alho

  •  1 cebola

  •  azeite

  •  1/2 copo de ervilhas frescas

  •  2 cenouras médias

  •  5 vagens

  •  1/2 alho poró

  •  1/2 pimentão amarelo

  •  300g de peito de frango

  •  3 folha de louro

  •  1 colher de chá de páprica defumada

  •  1 colher de chá de açafrão

  •  sal a gosto

Receita

  •  pique a cenoura, as vagens, o alho poró, o pimentão amarelo e o peito de frango; 

  •  refogue o alho e a cebola numa panela com um fio de azeite;

  •  depois de dourados, coloque o frango;

  •  com o frango dourado, adicione os legumes picados e as ervilhas e continue refogando por mais alguns minutos;

  •  adicione as folhas de louro, a páprica, o açafrão e o sal;

  •  despeje 1 litro de água e tampe;

  •  deixe ferver por aproximadamente 10 minutos;

  •  adicione o arroz integral antes da água secar, ele vai cozinhar junto com os legumes;

  •  se necessário, coloque mais água para o arroz cozinhar;

  •  quando o arroz estiver cozido, desligue e sirva! 

Um prato pra quem não tá com muito tempo de fazer almoço mas quer comer uma comidinha gostosa e saudável? Sim!