Um Problema de Tireóide fez Debora Secco Ganhar Peso

Artigo site Boa Forma

Depois de ter descoberto (e resolvido) um problema de tireoide que a prejudicava na hora de perder peso, Deborah passou pelo extremo oposto e ficou com uma aparência muito frágil e delicada. Para interpretar a protagonista do filme Bruna Surfistinha, realizado em 2009, ela precisou fazer uma dieta de engorda e ganhou 8 quilos – afinal, a personagem pedia uma silhueta mais provocante. Depois das filmagens, Gilberto Braga, o autor de Insensato Coração, a convidou para viver a exparticipante de um reality show, mas avisou logo: ela teria que exibir um corpão de uma rata de academia.

Sem pensar duas vezes, a atriz procurou a nutricionista Marcella Amar e o preparador físico Rafael Lund, indicados pela cardiologista Heloísa Rocha, especializada na prática ortomolecular, que a acompanha de longa data. O plano: seguir um programa sério e controlado. Resultado: Deborah acrescentou exercícios de musculação às aulas de pilates e trocou a junk food por alimentos nutritivos, frescos e saudáveis. Resultado: perdeu gordura e ganhou massa magra

“Antes eu comia brigadeiro, pizza, batata frita, doces e carne vermelha à vontade e ignorava solenemente frutas, legumes e verduras”, conta. “Se o sanduíche vinha com alface, eu abria e jogava fora. Mas finalmente aprendi a comer”, garante.

Deborah relata que já há algum tempo sentia a necessidade de uma mudança geral – sofria de cansaço e falta de ânimo. “Era tudo culpa de uma dieta pobre em vitaminas e com excesso de gorduras. Atualmente tenho mais disposição, minhas unhas ficaram resistentes e meu sono entrou nos eixos”, diz, comemorando.

Além de fazer uma verdadeira reforma no cardápio, ela passou a malhar com maior disciplina – na semana, faz musculação três ou quatro dias, dois são para o pilates e ainda reserva um para os exercícios aeróbicos. “Treino durante duas horas, no máximo. É o suficiente para gerar todos  a aqueles benefícios que eu ouvia, mas não acreditava. Hoje, sinto um bem-estar enorme”, comenta. Um dos segredos do sucesso da adesão de Deborah aos exercícios é a variação de treino proposta por seu personal trainer. “Nunca sei o que vou fazer. Essa ausência de monotonia me fez gostar de malhar.”

No prato, mudança radical

Acredite se quiser: antes de dar início às “obras” para a construção do corpo da personagem Natalie, Deborah nunca  colocou na boca frutas como kiwi, manga ou até mesmo mamão. “Juro que é verdade. Também nunca comia brócolis ou couve-flor e agora sou apaixonada por tudo isso”, afirma. Precisei, literalmente, reaprender a comer. Hoje acho salada de alface, tomate e palmito uma delícia. Há seis meses não como carne vermelha e minha digestão ficou mais leve.”

Segundo a nutricionista Marcella Amar, a dieta da atriz foi construída de maneira a combinar bem os alimentos, especialmente aqueles que ajudam a fazer com que a concentração de açúcar não aumente rapidamente ao longo do dia. “Dessa forma, a sensação de saciedade dura mais tempo. Para Deborah, praticidade é prioridade, por isso alguns recursos, como as barras e shakes de proteína, são bastante utilizados”, diz Marcella. A atriz ensina um truque para deixar o shake mais gostoso: bater a proteína em pó com leite e banana congelada. “Fica cremoso e docinho”, fala. Como a malhação é pesada, ela usa whey protein (proteína do soro do leite) enriquecida com carboidratos – assim, a massa muscular é preservada. Por causa do problema de tireoide que a afetou no passado, ela está proibida de ingerir outros tipos de suplementos. “Foi o uso equivocado no passado que desencadeou a doença. Aprendi a lição”, reconhece.

Detalhe importante: a dieta da estrela não é fixa, mas customizada. Em outras palavras: Deborah recebe da especialista as instruções sobre como e quando combinar determinados alimentos e as adapta por conta própria. “De tempos em tempos, ela diz o que gostaria de adicionar às refeições e encaixamos de acordo com o horário, o tipo de atividade física e os demais alimentos na mesma refeição”, completa a nutricionista. Essas adesões feitas a pedido da atriz incluem, por exemplo, atum em conserva, quiche de ricota e espinafre e batata assada.

A cada 15 dias, nossa malhadora se permite o luxo de comer um pão de queijo ou de batata – mas uma unidade apenas. “Eu até poderia comer mais, mas não sinto realmente falta. Descobri que a vontade vem e passa”, diz. E não é que a moça até aprendeu a contar calorias? “Duas fatias de pão light têm 100 calorias, uma de queijo branco 60, uma posta de salmão 120…” Natalie fez mesmo muito bem à vida (e ao corpo) da estrela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>