Spirulina Super Alimento que Emagrece

Espirulina é o nome botânico deste alimento completo que além de fornecer proteína (65%),  vitaminaB12, ácidos gordos essenciais e conter todos os aminoácidos inclusive os 8 essenciais é também uma excelente fonte de minerais como o potácio, cálcio, zinco, magnésio, selénio, ferro e fósforo. É também rica em vitaminas do complexo B e E.

Por conter clorofila, a espirulina favorece a ação peristáltica aliviando e normalizando a secreção de ácidos digestivos, melhorando consideravelmente o trato digestivo. A clorofila parece favorecer a regeneração das células do fígado além de dilatar os vasos sanguíneos para aumentar a circulação de todos os órgãos.

Este super alimento ainda funciona como supressor natural do apetite por que em contato com a água do nosso organismo aumenta de tamanho desse modo a pessoa que “tomar” spirulina terá uma grande sensação de saciedade e ficará um bom tempo sem sentir fome.

Spirulina Emagrece? Somente consumir spirulina não fará você emagrecer, pois a bactéria não tem nenhum efeito sobre gorduras mas atua como um inibidor de apetite por fornecer plenitude gástrica. Por se tratar de um alimento rico, ainda que a spirulina não te deixe com fome, você estará consumindo alguns nutrientes essenciais para seu corpo. Portanto, se você quiser se utilizar de algum “ajudante” para emagrecer, consumir spirulina  é a forma mais inteligente de controlar o apetite e de quebra nutrir o organismo . 

Principais nutrientes                                                                                                              
Proteínas: a espirulina contém os vinte e dois aminoácidos, incluindo os oito essenciais, por isso é uma fonte de proteínas completas sob uma forma mais fácil de absorver do que as que se encontram em muitos produtos animais. 
Vitamina B12: é uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12 
A absorção de vitamina B12 diminui com a idade, por isso a espirulina pode beneficiar qualquer pessoa que pretenda mais energia.
Ficocianinas: um antioxidante azul que fortalece a resistência do organismo ao perseguir os radicais livres que danificam e envelhecem o organismo.
Polissacarídeos: aumentam a produção pelo organismo de anticorpos e de células T que combatem infecções.
Ácido gama-linoleico (GLA): um ácido gordo essencial que pode ajudar a controlar os sintomas de TPM [tensão pré-menstrual], especialmente os seios doridos e a flutuação hormonal e muitos outros problemas. Protege a pele da luz solar e da desidratação e estimula a circulação sanguínea.
Ferro: cinquenta e oito vezes mais rico em ferro que os espinafres, mais seguras para a tiróide e mais fáceis de absorver do que sob a forma de suplemento.
Betacaroteno: vinte e cinco vezes mais rica que as cenouras.
Clorofila: duas vezes mais rica que a cevada e o trigo rasteiro.

                                                                                                            
Benefícios da Spirulina-Espirulina

Perda de peso: tomada entre refeições, a espirulina ajuda a aumentar os níveis de energia, suprime o apetite e fornece nutrientes ao organismo. 
Persistência e resistência: aumentam muito.
Convalescença: proporciona ao corpo uma boa fonte de proteínas e minerais essenciais e vitaminas para ajudar a convalescença.
Para os idosos: em pessoas mais idosas, a espirulina ajuda a manter urna boa digestão. Isto é essencial para alguém que não esteja a comer bem, ou não consiga, porque fornece ao organismo os nutrientes de que necessita. Muitas pessoas mais idosas não comem o suficiente, seguem dietas rigorosas ou sofrem de problemas de digestão. Podem ter pouca energia e ficar mal alimentadas. Este suplemento é excelente porque é constituído em 60 por cento por proteínas e é facil de digerir. Pessoas que sofram de artrite ou colesterol elevado também podem usar a espirulina como um substituto seguro para a carne.
Saúde da pele: a espirulina também pode ser utilizada por via externa. O seu elevado teor em betacaroteno irá melhorar a elasticidade da pele e a saúde dos olhos. É rica em vitamina E, selénio e zinco, que protegem a pele dos radicais livres. A clorofila que fornece ajuda a levar oxigénio às células da pele. O elevado teor de tirosina, um aminoácido natural, abranda o processo de envelhecimento celular e ajuda a proteger a pele de queimaduras solares.
Saúde dos ossos: peso por peso, a espirulina contém mais cálcio e magnésio que a maior parte dos outros alimentos.


Spirulina não é indicado para gestantes, nutrizes e crianças devem consumir este produto sob orientao de nutricionista ou médico.

Trata-se de um composto natural com poucas contra indicações. Mas lembre-se sempre de consultar um médico antes e somente comprar a spirulina em locais de confiança.

Fonte: extractos seleccionados do livro Bem-estar sem idade, Suzi Grant (nutricionista, membro da Associação Britânica da Nutrição Aplicada e Terapêutica Nutricional), Editora Estrela Polar.


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